funil sangria de freio hidráulico Shimano

Sangria de freio a disco: quando fazer?

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freio hidráulico integrado Altus
Freio integrado hidráulico da série Altus. Freios hidráulcios já estão presentes nas bikes de entrada.

O uso de freios a disco hidráulicos está cada vez mais comum e ele já não é um item exclusivo de bicicletas caras. As vantagens em relação aos freios mecânicos são claras: acionamento macio, não há a necessidade de regulagens constantes, uma vez que o freio compensa o desgaste da pastilha, mantendo sempre constante a distância entre pastilha e rotor; e a potência de frenagem dos freios fazem com que ele seja muito valorizado pelos ciclistas. Fora as MTBs, ele já é usado em bicicletas urbanas, elétricas e de estrada.

Entre um freio a disco mecânico e um freio a disco hidráulico, eu prefiro mil vezes mais o hidráulico, por ter todas essas vantagens e recomendo a todos os clientes do Bike123 que façam essa escolha.

No entanto, eles precisam de manutenções periódicas como qualquer componente da bike. Um procedimento que precisa ser realizado é o de sangria de freios.

O que é uma sangria de freio?

óleo mineral Shimano

O sistema de freio trabalha com um óleo, que por não ser compressível, consegue multiplicar a força dos seus dedos para que as pastilhas de freio apertem com mais força o rotor, produzindo frenagem. O ar, diferente do óleo, é compressível, então quando entram bolhas de ar no óleo, o sistema não consegue transferir com eficiência a força feita pelo manete, resultando em um manete esponjoso, frouxo, chocho, sem um curso final bem definido.

Quando realizar a sangria de freio?

Quando o freio está esponjoso, chocho

Este é o sintoma mais claro para o ciclista. Ao comparar o freio com outros novos e recém sangrados, é nítida a diferença na sensaçào ao apertar o manete.

Quando o manete do freio está baixo

Distância manete freio Shimano
Veja se o manete não encosta no seu dedo ao apertá-lo. No caso da foto, está OK!

Uma maneira fácil de checar se o curso do manete está muito longo é segurar a manopla com um dedo e com a outra mão (ou dedo) puxar o manete de freio. Se o manete encostar no dedo, é sinal de que o curso está baixo e é necessário realizar a sangria de freio. Esse teste só não vale para manetes com o ajuste de reach regulados para ficar muito próximos do guidão.

Quando for necessário cortar a mangueira de freio

Ao tirar da caixa freios novos, eles vêm com mangueiras muito mais longas que o necessário para que seja possível instalá-los em quadros de qualquer tamanho. O correto é cortar as mangueiras no comprimento adequado para que fiquem com uma estética correta e não corram o risco de se prender em galhos ou outros objetos. Ao cortar e recolocar a mangueira, fatalmente acaba entrando um pouco de ar no sistema e a sangria de freio é necessária.

Quando o óleo do freio estiver contaminado

O óleo pode se contaminado por impurezas, principalmente para quem faz trilhas. A sujeira dos pistões de freio acaba entrando no sistema e tornando o óleo escuro com o tempo. A sujeira altera as propriedades do óleo, tornando mais propenso a super aquecimento e pode até danificar o freio.

Em freios que usam óleo DOT

Alguns freios utilizam óleo DOT que, ao contrário do óleo mineral, tem como característica absorver umidade do ar ao longo do tempo. Esse processo é acelerado em ambientes mais úmidos e acontece mesmo quando o óleo está dentro do sistema de freio. A água tem um ponto de ebulição muito mais baixa que o óleo DOT e com o tempo se mistura ao óleo, tornando o freio muito mais suscetível ao superaquecimento. No manete de freio, sempre está marcado se o freio usa óleo mineral ou DOT. O tempo recomendado para realizar a sangria de freios que usam óleo DOT é a cada 2 anos.

O que é feito durante a sangria de freio?

funil sangria de freio hidráulico Shimano
Funil de sangria para freios Shimano

Existem dois caminhos:

1-O óleo está novo, mas há bolhas de ar no sistema

Nesse caso, o processo de sangria consiste em expulsar as bolhas de ar injetando óleo no sistema com uma seringa de óleo e usando o óleo recomendado pelo fabricante. É um processo que requer cuidado, pois algumas bolhas só saem no sistema mudando a posição do manete e realizando

2-O óleo está preto, contaminado

Caso o óleo tenha perdido a coloração original, tornando-se escuro ou preto, é necessário injetar óleo novo, expulsando o óleo velho e contaminado do sistema.

Durante a sangria, é recomendado remover pastilhas de freio e rotor da bicicleta, para que não haja contaminação, caso o óleo vaze da pinça de freio.

Cuidados na escolha da oficina ao fazer a sangria de freio

Apesar dos freios hidráulicos já serem extremamente comuns, muitas oficinas não estão preparadas para realizar a sangria de freio. Muitas delas não tem as ferramentas necessárias para realizar o serviço, não tem o conhecimento técnico necessário ou ainda não sabem conceitos básicos, como a diferença entre óleo mineral e óleo DOT.

Veja o nosso artigo 10 sinais para identificar uma ótima oficina para ver se o estabelecimento está apto a fazer este serviço com qualidade e você pode pedir também os serviços do Bike123, que faz o leva e traz da sua bike até uma das oficinas credenciadas. Agora já sabe que é hora de realizar a sangria? Peça o serviço de sangria pelo Bike123!

O que achou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente nos comentários

 

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