Essa oficina de bicicletas é boa? 10 sinais para identificar uma ótima oficina

Posted by

Todo mundo que pedala já passou ou ainda vai passar por isso: a sua amada bike está precisando de atenção e amor de uma oficina de bicicletas. As marchas não estão trocando como deveriam, os freios estão perigosamente preguiçosos ou o pneu está no chão, bem furado. E agora?

Para completar, é comum ouvirmos relatos de experiências preocupantes. A bicicleta voltou da manutenção com o mesmo problema ou aquele barulho ainda está ali. Pode acontecer também da conta ter ficado bem salgada e você ter descoberto só quando foi retirar a bike. Ou depois de um tempo, a peça acabou se soltando por falta de aperto ou acabou danificada por uma marreta (!) durante a manutenção.

O que fazer quando as bicicletas precisam da ajuda de uma oficina?

Existem vários caminhos para resolver o problema:

1-Procurar por indicações

2-Ir naquela loja de bicicletas que fica perto de casa

Mas são tantas opções de lojas e no final das contas, qual escolher? A oficina mais cara? A mais barata? Em qual confiar? Difícil, né?

Pensando nisso, fizemos uma lista de itens para você ficar atento ao visitar uma oficina de bikes. São sinais que indicam que ali está um bom profissional, que se preocupa em realizar um bom trabalho e dá importância aos detalhes e à qualidade dos serviços.

10 sinais de uma oficina de bicicletas de ótima qualidade

1-Oficina organizada

mulher oficina de bicicletas

Uma pilha de peças sujas jogada em um bancada e várias ferramentas sujas espalhadas pelo chão. O próprio mecânico fica confuso, procurando uma ferramenta no meio da bagunça. Isso indica um profissional desorganizado e que não se preocupa com a limpeza do ambiente de trabalho. E claro que a sua bike vai sentir isso. Oficinas bem organizadas são reflexo de um profissional cuidadoso com o seu trabalho e também com a sua bicicleta.

2-Limpeza do local

oficina de bicicletas organizadaBoas oficinas são limpas. Já se foi o tempo em que uma oficina de carros era aquela portinha com um mecânico coberto de graxa deitado embaixo do carro. Hoje em dia os centros de serviço para carros são limpos e organizados, e com bicicletas não poderia ser diferente. Se a oficina é suja, sua bicicleta tem altas chances de ter o mesmo tratamento. Fuja de locais sujos.

3-Certificados de conclusão de cursos

As bicicletas estão em constante evolução e todo ano surgem novos produtos e novos procedimentos de manutenção. Transmissão eletrônica, freios hidráulicos, suspensões de diversas marcas são equipamentos de alta tecnologia e não aceitam mais serem manuseados na tentativa e erro. É importantíssimo o técnico estar atualizado, frequentando cursos de atualização. Normalmente você vai ver em destaque na parede da oficina alguns certificados que o técnico recebeu ao longo dos anos.

4-Boas ferramentas

ferramentas park tool

A ferramenta certa para o trabalho certo. Muitas ferramentas só servem para bicicletas e não existem substitutos genéricos. As melhores marcas de ferramentas são da Park Tool e Shimano. Existem outras marcas, como Cyclus, Pedro’s, VAR, mas são mais raras no Brasil. Outras marcas podem servir para um uso ocasional, como ajustar algo em casa, mas não são adequadas para serem usadas no dia a dia de uma oficina. Elas não são duráveis ou práticas o bastante para um uso constante.

5-Luvas e aventais

Técnica manutenção

Essa é bem comum. Ou melhor, a falta de luvas e aventais é bem comum. Imagine que o mecânico pega uma corrente suja e logo em seguida segura um selim branco com a mão toda suja. Isso não dá certo. Na oficina são usados óleos e produtos químicos que atacam a mão e podem fazer mal para a saúde. E não é nada profissional apertar a mão do cliente ou pegar na bike recém lavada com as mãos sujas.

O avental ajuda a manter as roupas pessoais ou o uniforme do técnico limpas e protegidas. Além disso, é ótimo para guardar as ferramentas mais usadas nos bolsos.

6-Cheiro

Cheiro de querosene ou gasolina no ar? Melhor evitar.

O querosene é usado para tirar a sujeira por ser muito barato, mas ele é tóxico e deixa resíduos nas peças. A graxa ou lubrificante que é aplicado acaba sendo dissolvido pelo querosene que sobrou nos rolamentos e no interior das peças. Além de tudo, é necessário gastar muita água para tirá-lo completamente da peça. Só coisa ruim.

7-Computador na oficina

Hoje em dia é impossível alguém saber de cor todos os procedimentos de manutenção das milhares de marcas e modelos diferentes de componentes que surgiram nos últimos 40 anos. O computador na oficina serve de consulta e mostra que o técnico não vai tentar fazer algo que ele não sabe. Indica também que naquela oficina existe a cultura de consultar e ler os manuais técnicos dos fabricantes.

8-Uso de torquímetro

torquímetro park tool

Não sei se você já reparou, mas muitas peças de carbono e alumínio têm indicações do torque necessário para os parafusos, seja na peça ou no manual. Isso evita que a peça simplesmente solte com a trepidação, te deixando na mão no meio do pedal, ou que a peça ou quadro (!) quebre por excesso de torque, resultando em um prejuízo de alguns milhares de reais. Peças leves ou que usam parafusos de medidas menores são especialmente frágeis e precisam ser apertadas sempre com torquímetro.

9-Preços dos serviços claros

Preços que dependem da cara (e bike) do cliente não são um bom indicador de honestidade. Os preços dos principais serviços oferecidos precisam ser mostrados de forma clara no site da loja ou em um quadro fácil de se ver.

10-Solicitar aprovação antes de trocar peças

Algumas pessoas já foram pegas de surpresa quando descobriram na hora de retirar a bike da oficina que a conta vai sair muito mais caro que o previsto.

Durante a revisão, é possível que sejam encontradas peças gastas e que necessitem de troca, mas por uma questão ética, o profissional sempre deveria te perguntar antes de realizar qualquer serviço extra ou troca de peças que não estava prevista.

Onde encontrar a oficina de bicicletas ideal?

Esses sinais são alguns dos indicadores que usamos para selecionar os técnicos do Bike123. Nós gostamos de pedalar com bikes bem reguladas e queremos que todos tenham essa experiência. Fale com a gente nos comentários para ter uma indicação de ótimas oficinas de bicicletas! Sua bicicleta está com algum problema? Fale com a gente, podemos te dar uma luz.

Compatilhar:

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *