Você acabou de adquirir uma bicicleta de estrada e não sabe com quem pedalar? Ou então… você tem vontade de começar a treinar ciclismo, mas não sabe onde, com quem e nem como iniciar seus treinos? Bom, o texto abaixo vai apresentar três modalidades pra você aproveitar seu desejo e se aventurar no ciclismo.
Pedalar em grupo nos motiva a pedalar mais
Existem vários clubes de ciclismo, assessorias esportivas e pelotões independentes que podem orientar e incentivar você a pedalar. A parte bacana de fazer parte de assessorias ou clubes de ciclismo é que você conhece gente, constrói amizades, sai para treinar com mais segurança, percebe a evolução esportiva e recebe orientações de como pedalar melhor. A parte não tão legal é que existe uma mensalidade que deve ser paga pelo aluno ou membro. Nos pelotões independentes também existe um valor pago ao organizador do “pelote” pelo dia de treino.
A Assessoria Esportiva
A Assessoria Esportiva desenvolve um trabalho para os alunos aprimorarem o condicionamento físico por meio dos treinos regulares e eventualmente treinos específicos durante o final de semana.

Eles geralmente fornecem planilhas de treino para o aluno e os orientadores costumam ter formação em educação física, fisiologia ou outra graduação na área da saúde esportiva. É um modelo de prática esportiva que tem com objetivo performance e resultados. Os treinadores acompanham seu desempenho com base nos resultados que você apresenta e assim traçam um plano para que você chegue em seu objetivo.
Conheça as assessorias esportivas:
O Clube de Ciclismo

O Clube de Ciclismo é um grupo de ciclistas que se une com o claro objetivo de pedalar. Não tem a mesma pegada de performance e resultados como de uma assessoria esportiva, mas tem o lado social que a bike proporciona. É ótimo para fazer amigos e praticar o esporte sem ter a neura dos resultados e do aperfeiçoamento físico. Mesmo assim é possível enxergar uma evolução esportiva de acordo com a frequência do associado. Os atletas mais experientes conduzem os treinos. Os clubes de ciclismo proporcionam pedais nos finais de semana, eventos temáticos ligados ao mundo das bikes e os associados podem ser beneficiados com descontos em lojas ou parceiros do clube de ciclismo.
Conheça os clubes de ciclismo:
O Pelotão Independente
O pelotão independente é uma forma que encontrei para descrever algo que se tornou comum na prática do ciclismo. Explicando em poucas palavras, um organizador que conhece muitos ciclistas reúne a galera no sábado e domingo para ir treinar. O organizador cobra um valor individual pelo treino do dia. Em contrapartida oferece ao atleta carro de apoio, lanches na parada, suporte mecânico durante o treino e ainda puxa o pelotão. Ou seja, coloca um ritmo de pedal constante que facilita para quem está acompanhando. É ótimo para quem deseja experimentar distâncias acima dos 80 quilômetros, mas não consegue se comprometer com a frequência de treinos de uma assessoria esportiva ou clube de ciclismo. Nessa modalidade o ciclista deve ter muito bom senso de sua aptidão física para o treino, afinal o pelotão anda de forma homogênea e se uma pessoa está destoando do grupo pode comprometer a segurança e a qualidade do treino de todos os participantes. Geralmente esses pelotões andam em média de 28 a 30 km/h, que não são tão difíceis de atingir, afinal você estará pegando vácuo e pedalando em rodovias que permitem um ritmo constante de pedal.
Conheça os pelotões independentes:
Conclusão
Vale a pena você se arriscar e experimentar as três modalidades. Tanto nas assessorias esportivas quanto nos clubes de ciclismo são oferecidos alguns dias para você experimentar e ver com qual se identifica mais. No pelotão independente sempre são informados os níveis de pedal e a distância do treino.
No próximo post, nós vamos contar um pouco da experiência em cada uma das três modalidades.
Boa sorte!